Janeiro Branco: um olhar para a importância da saúde mental e emocional

No início do ano, costumamos construir metas e objetivos, mas nem sempre colocamos em foco nossa saúde mental e emocional como prioridade para o nosso desenvolvimento pessoal.

Não à toa, a campanha “Janeiro Branco” tem como objetivo voltar a atenção da nossa sociedade para os cuidados com a saúde mental e emocional.


Cuidar da nossa saúde mental requer auto-observação e um olhar compassivo para nós mesmos. Simples rituais ou adoção de hábitos de uma vida mais saudável, como alimentação, gestão do estresse, estabelecimento de uma rotina, boa noite de sono são importantes, mas não é só isso. Um dos mais longos estudos da Universidade de Harvard conseguiu definir quais são os componentes para essa busca que todo ser humano faz: uma vida feliz.


Do que é feita uma vida boa?


O estudo “Do que é feita uma vida boa?” teve início em 1938, analisando cerca de 700 jovens divididos em dois grupos, um primeiro de alunos de Harvard e um segundo de jovens moradores de bairros mais pobres de Boston. Em 2015, após 75 anos de estudo da vida destas pessoas, o resultado do que traz saúde, longevidade e bem estar é ao mesmo tempo simples e surpreendente: bons relacionamentos nos mantêm mais felizes e saudáveis.


Em um TED lindo e inspirador, Robert Waldinger, atual diretor do estudo, apresenta as conclusões que a análise chegou até o momento. E o estudo não acabou...


Convido você a assistir esse TED para refletir sobre o “Janeiro Branco”:



Podemos começar agora a nos ajudar e ajudar outras pessoas, criando um círculo virtuoso de conexão e relacionamentos de qualidade. Uma sociedade que cuida da saúde mental é mais humana, mais conectada com o próximo. Quem cuida da mente, cuida de sua vida e também da vida dos outros (no bom sentido, é claro J )


E, se você se sentir chamado, após assistir o TED e refletir sobre o tema, compartilhe conosco quais metas de saúde mental você quer desenvolver em 2021.


Não se esqueça: sempre que necessário, procure ajude de um profissional

Nossos Cases