top of page
  • Foto do escritorEight

Eight: nosso 1º setênio

Atualizado: 8 de abr.

Por Erica Mizumoto e Fernanda Abrantes


Foi em 2014, na Formação de Coaches do Ecosocial, que nos conhecemos, mais exatamente na Turma 17. Era um curso longo, de 1 ano e meio, onde pudemos nos conhecer e nos conectar profundamente. No 2º semestre de 2015 já estávamos chegando aos módulos finais e a vontade de continuarmos juntos ia crescendo cada vez mais, não queríamos nos largar.


Logo seríamos Coaches profissionais e cada um seguiria a nova carreira sozinho. Essa ideia não nos agradava nem um pouco... Foi aí que, quase de brincadeira, emergiu um impulso entre nós: dizíamos uns para os outros... vamos criar uma “consultoria colaborativa de diálogos transformadores” e trabalhar juntos! Nossa curiosidade, abertura e vontade de estarmos unidos foi se fortalecendo. Tá bom..., mas o que é exatamente trabalhar de forma colaborativa e como funcionaria essa iniciativa?


Decidimos então olhar para fora e pesquisar novos modelos colaborativos de trabalho no mercado. Começamos então a conversar com pessoas que faziam parte de outras redes, fomos nos inspirando com o que estávamos aprendendo e a ideia foi tomando forma.


Somos todos oriundos de carreiras executivas bem-sucedidas no mundo corporativo e ali estávamos nos conhecendo como coaches aprendizes. Agora precisávamos nos conhecer também como parceiros de trabalho, sócios!


No final da Formação de coaches cada um de nós precisa se posicionar sobre como gostaria de empreender o Coaching no mundo. Aproximadamente 80% dos colegas da turma aderiram ao movimento de criação da rede e em nossos TCCs mencionamos que iríamos para o mundo com uma bandeira única. Nessa hora a ideia da rede colaborativa tomou força, realmente não estávamos mais brincando!





Uma das integrantes da rede ofereceu o seu talento e criou um logo para a Eight. Pouco tempo depois desenvolveu e colocou no ar o nosso site. Assim nasceu oficialmente a rede colaborativa de coaches no dia 17 de outubro de 2015, quando fomos para o mundo! Nosso lema que nos representa até hoje é: “Sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe!”


No começo de 2016 agendamos a primeira reunião para fazermos um exercício de Planejamento Estratégico. Nossa base era “cada um contribui com o seu melhor e com a sua disponibilidade” e assim nos organizamos em núcleos de trabalho.


A princípio combinamos entre nós que só ofereceríamos serviços de Coaching para indivíduos e organizações e, por isso, numa primeira fase escolhemos nos batizar simplesmente como Eight∞ Coaching - Rede Colaborativa de Coaches.


Eight veio porque éramos da turma 17 e brincávamos com este número dizendo que 1+7 = 8. E o 8 também é o símbolo da lemniscata (∞) que significa temperança, prosperidade e abundância.

Conforme o tempo passava, fomos nos relacionando como parceiros de trabalho e percebemos que algo muito especial crescia entre nós: confiança, respeito, carinho e amizade. Todos se dedicavam e contribuíam com o seu melhor e assim demos nossos primeiros passos para colocar nossos talentos no mundo: os DTs e Colabs.


Os DTs (Diálogos Transformadores) eram workshops abertos ao público relacionados a conteúdos diversos que os integrantes da rede queriam compartilhar com o mundo. Já os Colabs eram fóruns dedicados exclusivamente aos colegas Coaches e profissionais de desenvolvimento humano do mercado.


Com o passar do tempo sentimos a necessidade de não nos limitarmos somente à prática do Coaching. Nossos clientes pediam mais de nós e tínhamos muito para oferecer ao mundo!


Em 2019, fizemos novos acordos, nos reposicionamos e nossa identidade evoluiu para Eight com o propósito de promover a ampliação de consciência e construir um mundo mais colaborativo e humano.


Nessa caminhada de 7 anos buscamos sempre novos aprendizados, cada um respeitando o chamado e o ritmo de sua alma. Foi assim que incorporamos diversos temas, abordagens e métodos ao nosso portfólio, cada um trazido pelas mãos de algum membro da rede:




  • Métodos ágeis e colaborativos como Action Learning, Codesenvolvimento e Case Clinic (Teoria U);

  • Biografia Humana;

  • Inteligência Emocional;

  • Comunicação Não Violenta;

  • Mediação de Conflitos;

  • Saúde Mental;

  • Iniciativas de desenvolvimento humano com arte, entre outras.


Ao longo dessa jornada alguns integrantes da formação original decidiram trilhar outros caminhos e deixaram a rede. Porém, novos entrantes chegaram com nova energia e talentos.


Nosso primeiro setênio foi intenso e emocionante. Um casamento com 11 pessoas é feito de momentos alegres, mas também tem suas crises, o que nos fez olhar muito profundamente para nossas sombras. Enxergamos nossas diferenças, tivemos coragem de encarar as conversas difíceis e viver na prática os diálogos transformadores que praticamos em nossos clientes.

O que sempre norteou nossas ações e nos fortaleceu foi um profundo respeito ao coletivo. Soubemos vivenciar o processo de amadurecimento da rede tendo a consciência de que este é um caminho em constante transformação. No final a identidade da Eight∞ se construiu de forma orgânica (assim como o nosso jeito de ser) e sentimos muito orgulho do caminho que percorremos até aqui!





Pensando nos últimos 7 anos, vemos que muita coisa aconteceu e temos várias histórias para contar! Os laços afetivos, de confiança e respeito que nos unem e que dão a base de sustentação para a rede continuam fortes e pulsantes. A Eight∞ é uma entidade com identidade própria que aprendemos a amar e respeitar pois enxergamos um pouco de cada um de nós dentro dela. Sozinhos talvez tivéssemos ido mais rápido, mas juntos com certeza construímos uma biografia única, autêntica e sagrada!



Erica Mizumoto e Fernanda Abrantes são coaches, co-fundadoras da Eight e sentem muito orgulho da história que está sendo co-escrita juntamente com todos os Eighters, clientes, parceiros, fornecedores e todos que de alguma forma se relacionam com a Eight∞


Assista à retrospectiva do nosso primeiro setênio no Youtube!




0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page