top of page
  • Foto do escritorRoberto

O que aprendi sobre Action Learning em tempos de coronavírus?

Atualizado: há 2 dias


O Action Learning é uma metodologia que usa a inteligência do grupo para identificar ações que ajudam na resolução de problemas. Na Eight∞ Diálogos Transformadores promovemos durante março e abril diversas rodadas de Action Learning com executivos, funcionários, consultores, autônomos, desempregados, aposentados. Junto com nossos parceiros, chegamos a mais de 160 participantes. Uma das perguntas que fiz quase no final das sessões foi “o que aprendemos sobre a força do grupo em situações de caos?”. Como Coach e Facilitador eu não entro no conteúdo das discussões, mas depois de tantos grupos, resolvi fazer esta mesma pergunta para mim.

Temos recebido diariamente uma verdadeira enxurrada de oportunidades de cursos, palestras, Webinars, encontros. De uma forma inédita, quase todos são gratuitos. É sem dúvida um belíssimo movimento de solidariedade que certamente nos impacta e nos prepara para uma sociedade em intensa transformação.

Talvez a palavra que mais ouvimos atualmente é “Live”. Todos os tipos de profissionais fazendo “Lives” extremamente importantes e interessantes. Isto sem contar nos cursos de idiomas, jardinagem, ginástica em casa, artesanato, receitas de cozinha, quase todos com muita qualidade e fundamentais para ajudar as pessoas a buscarem suas próprias alternativas. Assisti a diversos.

No entanto, há um lado “sombra”: a ansiedade tem se intensificado, o que para alguns pode ser muito perigosa. É tentador cairmos novamente na vida acelerada que tanto nos oprimia nas ruas, só que agora dentro de nossas casas. Além disto, já ouvi relatos de pessoas que se sentiram frustradas com sua incapacidade em lidar com a situação da mesma forma que o apresentador da “Live”.

No caso da experiência com o Action Learning, fiquei impressionado como a maioria dos participantes tranquilizava-se e conseguia olhar para a frente de forma mais positiva. Destaco dois feedbacks de participantes que escutei: “Saber que não estou sozinho é bom demais”. “Ajudar o outro a tentar resolver seu problema me dá alternativas para o meu próprio problema também”. Percebi ter sido um alívio para as pessoas poder parar e dedicar duas horas de seu tempo para que cada um pudesse falar de si e escutasse outras pessoas a partir de um formato organizado e dirigido de conversa.

Não quero de forma alguma desmerecer o movimento de informação e doação incrível que estamos vivendo. Contudo, talvez possamos também abrir mais espaços em que as pessoas sintam-se seguras para trocar suas aflições, escutar e falar sem julgamento. Compartilhar os sentimentos e experiências transforma. E estou convicto de que o Action Learning demonstrou ser uma arma poderosa para isto.

Roberto Rotenberg é Coach, Mediador Organizacional e Facilitador de Diálogos Transformadores. Apaixonado pela diversidade humana, põe intensidade em tudo o que possa provocar a inclusão de todos em busca de um mundo inovador e muito melhor.

0 visualização0 comentário
bottom of page