Dilemas em Foco - RH, como acelerar meu desenvolvimento a partir de trocas colaborativas


A partir da escuta dos dilemas dos executivos de diversas áreas trazidos pelos clientes, a Eight∞ Diálogos Transformadores inovou e criou a iniciativa “Dilemas em Foco”. Trata se de um programa formado por pequenos grupos de líderes de níveis equivalentes, oriundos de diferentes segmentos corporativos e que se sentem chamados a compartilhar seus dilemas em torno de temas com sinergia, num ambiente interativo baseado em cumplicidade, confiança e parceria.


Por meio das trocas colaborativas de experiências e diferentes perspectivas, usa-se a inteligência coletiva que emerge nos encontros para desenvolver habilidades de liderança e promover um senso de pertencimento e humanização. Para isso, é utilizada uma abordagem ágil e colaborativa, chamada Codesenvolvimento, um método estruturado, facilitado por um Coach especializado, que possibilita a ampliação de visões e gera a aprendizagem contínua.


Um importante ponto de partida é a formação do grupo. O processo de escolha dos participantes é respeitoso e muito cuidadoso, com o objetivo único e exclusivo de se tirar o melhor proveito do Codesenvolvimento. E para isso, é indicado que o grupo seja formado por profissionais com nível de influência equivalente, autonomia em seu trabalho e confiança entre eles. Sendo assim, para montar a primeira turma com profissionais de RH, foram conduzidas entrevistas com cada interessado para explicar o objetivo do programa e entender o contexto de liderança de cada um, no intuito de permitir a criação de um espaço de confiança e total transparência. Cuidamos inclusive para que não houvesse conflitos de interesse com profissionais do mesmo segmento de atuação.


E assim, em maio de 2020, formou-se o primeiro grupo “Dilemas em Foco de RH”. Nesta primeira edição tivemos 6 participantes de diferentes segmentos. Dentre eles: Energia, Mercado Financeiro, Siderurgia, AgroBusiness, Healthcare e Incorporadora Mobiliária.


As diversas experiências profissionais, somadas às biografias individuais e diferentes características pessoais trouxeram ao grupo a diversidade esperada. O mais bonito foi ver a força desta diversidade e a diferença de pensamentos sendo o elo de complementariedade da força do grupo.


Os temas apresentados envolveram uma abrangência de problemáticas desde questões profissionais até dilemas pessoais, tamanha foi a formação de uma egrégora de confiança. Se entregar ao processo, de forma autêntica e vulnerável, foi a base da construção de uma relação sólida e humana para atingir o crescimento não só profissional, mas pessoal.


“Participar deste programa foi uma jornada e como são encontros coletivos e colaborativos você percebe que há outras pessoas com dilemas e dúvidas parecidas com as suas. É um momento de reconexão. Foi extremamente importante para o meu desenvolvimento pessoal e profissional.” Nagyla Lima – Gerente de RH da Aperam

Foram seis encontros quinzenais, permitindo que cada participante pudesse ter a experiência de passar pelo papel de apresentador do dilema e também de receber a consultoria do grupo. Os temas atenderam premissas do 3Ps: ser uma preocupação, uma problemática ou um projeto. Foi interessante observar claramente a mudança na forma como cada um se relacionava com seu próprio “P”. Os relatos trazidos pelos participantes confirmavam que a sessão de Codesenvolvimento tinha proporcionado uma nova forma de olhar para o dilema, provocando mudanças nas três esferas: sentir, pensar e agir.


“Para mim, foi muito importante participar do Programa Dilemas em Foco de RH. Eu vivo num turbilhão, com muitas horas de trabalho. Então, a cada encontro era um momento que eu tinha para mim. Para o meu desenvolvimento pessoal e profissional, um aprofundamento que desenvolve a escuta de si mesma e do outro. Eram momentos leves, agradáveis, mas de muitas reflexões e aprendizados.” Luciana Caldas – Gerente de RH da Evoltz

O programa contou com a facilitação de duas Coaches da Eight∞, com sólida experiência executiva em Recursos Humanos, Fernanda Abrantes e Karina Colpaert, de modo que quando uma facilitou o trabalho a outra assumiu o papel de consultora, colaborando para as trocas do grupo. A Coach "facilitadora da vez” tinha a responsabilidade de se encontrar com o "cliente da vez” para trabalhar o tema que seria apresentado ao grupo. Esse momento mostrou-se fundamental para que o participante se apropriasse de sua questão, tivesse clareza do que gostaria de receber do grupo e também funcionou para aumentar a eficiência dos resultados durante os encontros.


Sempre no formato online, cada encontro teve a duração de 2 horas. Os 30 minutos iniciais estavam voltados para um check-in do grupo, reforço do acordo e um espaço para que o cliente do encontro anterior pudesse contar o que mudou e/ou que ações foram tomadas desde a última sessão.


Uma experiência importante que ajudou a consolidar a integração foi a flexibilidade que todos demonstraram para eventuais ausências causadas por motivos que não estavam sob controle dos participantes. Foi unânime e consciente a escolha por ter a presença de todos para que cada sessão acontecesse. Essa solidariedade entre todos gerou um ambiente ainda mais comprometido e coeso, fato que reforça o conceito do “equilíbrio entre dar e receber”, tão importante no Codesenvolvimento. Assim, todos têm a oportunidade de não só contribuir para o dilema dos parceiros, mas também de ter o seu próprio momento de ser escutado e ajudado.


“Todos os líderes têm dilemas e não há uma prática de compartilharmos esses dilemas. No Dilemas em Foco, a cada encontro, à medida que eu tive a oportunidade de ouvir e compartilhar meu dilema eu crescia pessoalmente e profissionalmente. Quando eu falo da minha experiência e também escuto a experiência do outro, eu me fortaleço individualmente e como grupo. Os dilemas apresentados foram do universo de RH e as experiências compartilhadas foram reflexões e aprendizados para todos, cada um dá um pedacinho e se amplia a capacidade mental.” Paola Bastos – Gerente de RH e Cultura da Brasil Brokers

Na medida em que o grupo se encontrava e se conhecia ainda melhor, um ambiente aberto, baseado mais na observação e aprendizagem do que no julgamento, foi se estabelecendo naturalmente. Um dos participantes demonstrou seu entusiasmo, corroborando a ideia de que o Codesenvolvimento é uma poderosa ferramenta para criar grupos com alto nível de segurança psicológica e confiança, onde os participantes podem mostrar sua vulnerabilidade e aprender a partir dela.


“Eu já sai, no primeiro encontro, admirando as pessoas. E eu me pensei: ‘Uau!!! Quem são essas pessoas que já estão compartilhando tantos aprendizados?’ E a cada sessão eu aprendi a ampliar perspectivas. E cada vez que uma pessoa trazia um ponto eu sentia uma explosão! É importante você ter perspectivas diferentes, se afastar do problema e enxergar de outra forma. A cada sessão que eu participava, eu sabia que seria um momento para mim, mas também de muita troca e aprendizado coletivo. Achei tão incrível as trocas que levei essa pratica no meu dia a dia” Adriana Wendriner – Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional da GE

Se você ficou curioso e tem vontade de saber mais, assista ao vídeo 8conecta: Relações Humanas para além dos muros da Organização abaixo. Esse encontro aconteceu no Road Show 2020 e contou com depoimentos de alguns dos participantes do Dilema em Foco - RH.




O programa Dilemas em Foco é um produto aberto conduzido e realizado pelos profissionais da rede colaborativa Eight Diálogos Transformadores com vários temas (dilemas) de interesse: Recursos Humanos, Saúde Mental, Inclusão e Equidade, Transição de Vida e Trabalho, Empreendedorismo Feminino, Parentalidade (mães e pais) e Alta Liderança.

Nossos Cases