top of page
  • Foto do escritorErica

Hoje é dia de karê!

Atualizado: 8 de abr.

Para quem não conhece, karê é um prato típico da culinária japonesa: curry rice que pronunciado em japonês fica karê-raissu... karê! É uma espécie de ensopado que leva carne e legumes e que se come com arroz. Costuma-se comer no inverno pois o prato esquenta de verdade!

Normalmente faço karê para o meu namorado pois é o seu prato preferido. Gosto de iniciar a preparação do karê antes dele chegar em casa pois aí quando ele abre a porta já sente o aroma no ar e diz: “Huuummmm... esse cheiro tá muito bom gente!” Ele gosta tanto desse prato que sempre faço um bentô para ele levar no dia seguinte (bentô = marmita) que ele carinhosamente apelidou de bentolicious (bentô + delicious).

Lembro-me de uma vez que comi esse prato na casa de uma amiga. Ela colocou arroz quente no prato e sobre esse arroz foi uma fatia de queijo, que na hora começou a derreter... “Uau! Que diferente!” pensei. E por cima do queijo colocou o karê. Então a cada garfada que eu dava vinha aquele karê com queijo derretido que suavizava o picante do curry e eu descobria variações de sabor de um prato que eu conheço desde pequena. Nem preciso dizer que incorporei essa novidade no meu karê, né?

Tenho um primo, que mora em Caxias do Sul com a família: esposa e dois filhos pequenos. Como eu sou a prima mais velha da família eu sempre cuidei dos meus primos e guardo na lembrança como eram pequenos e bonitinhos, as bagunças que faziam e tudo o que aprontavam. Mas como esse primo mora no sul, quase não nos encontramos. Adivinhe qual é seu prato preferido... pois é, sempre que eu faço karê mando uma foto para ele e em troca peço fotos dos filhos dele, meus priminhos. Assim vou

acompanhando à distância essas duas fofuras crescerem.

Então hoje é dia de karê... dia de ficar feliz vendo meu namorado dar a primeira garfada de karê que sai do prato com um fio de queijo derretendo e vai para boca fumegando de sabor e amor... ele fecha os olhos e diz: “Esse karelicious está muito bom!” Hoje é dia de karê... dia de receber fotos dos meus priminhos, de lembrar com uma certa nostalgia da época em que eu cuidava dos meus primos, época em que a família toda se reunia na casa da minha avó e desfrutávamos de alegrias, histórias da infância da minha mãe e das minhas tias, de muitas risadas... E assim eu aprendo que comida é alimento para a alma, que leva pitadas de amor e carinho e que por isso criam laços afetivos e lembranças que vão nos alimentar o resto da vida. Sim, hoje é dia de karê... que delícia!

Erica Mizumoto é coach, adora cozinhar para pessoas queridas e está aprendendo que comida nutre a alma de quem cozinha com amor.

0 visualização0 comentário
bottom of page