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10 passos para a paz interna, interpessoal e nas Organizações, de acordo com o CNVC

Atualizado: 8 de abr.


(1) Passe algum tempo a cada dia refletindo silenciosamente sobre como gostaria de se relacionar com você mesmo e com os outros

(2) Lembre-se de que todos os seres humanos têm as mesmas necessidades

(3) Reflita se você está interessado em satisfazer apenas suas necessidades ou se além das suas, leva em consideração as necessidades dos outros

(4) Ao pedir a alguém para fazer algo, verifique primeiro se está fazendo um pedido ou uma exigência

(5) Em vez de dizer o que NÃO queremos que alguém faça, diga o que queremos que a pessoa faça

(6) Em vez de dizer o que queremos que alguém SEJA, diga que ação gostaríamos que a pessoa adote que esperamos que ajude a pessoa a ser assim

(7) Antes de concordar ou discordar com as opiniões de alguém, tente sintonizar com o que a pessoa está sentindo e necessitando

(8) Em vez de dizer "Não", diga qual necessidade sua te impede de dizer "Sim"

(9) Se está se sentindo chateado, pense sobre qual necessidade sua não está sendo atendida naquele momento e o que você pode fazer para atendê-la, em vez de pensar sobre o que está errado com os outros ou com você mesmo

(10) Em vez de elogiar alguém que fez algo que gostamos, expresse gratidão e diga à pessoa quais necessidades suas foram satisfeitas pela ação dela

O CNVC - The Center for Nonviolent Communication gostaria que existisse uma massa crítica de pessoas usando a linguagem da Comunicação Não Violenta para que todas as pessoas atinjam suas necessidades e resolvam seus conflitos pacificamente.

Traduzido livremente por Debora Gaudencio, facilitadora e pesquisadora em Comunicação Não Violenta.

Debora Gaudencio é Co-fundadora e coach na Eight. É mediadora e facilitadora em transformação do diálogo com base na Comunicação não Violenta.

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