Trabalho Biográfico gera conexões
- Erica Mizumoto
- 26 de jun.
- 3 min de leitura
Você já ouviu falar sobre o Trabalho Biográfico? Neste artigo, explico o que é o Trabalho Biográfico e seus principais benefícios.
Já posso adiantar: o Trabalho Biográfico gera conexões profundas.
A primeira é com você mesmo — ele ajuda a compreender sua própria biografia e a enxergar suas vivências de forma integrada e com mais sentido.
E quando feito em grupo nas organizações, o Trabalho Biográfico gera muitas conexões entre os participantes.

O que é Trabalho Biográfico?
A Biografia Humana é um modelo de desenvolvimento humano ancorado na Antroposofia, onde o indivíduo é considerado de forma integral nas dimensões do corpo físico e vital, na sua alma emocional e na sua dimensão espiritual chamada de Eu. Todo ser humano vive e se desenvolve nessas dimensões.
Na Biografia Humana olhamos o desenvolvimento humano em fases de 7 anos (setênios).
Cada setênio tem características próprias e desafios que levam o indivíduo a se desenvolver e amadurecer. Nesse sentido podemos dizer que cada setênio representa um arquétipo ou seja, é composto por leis biográficas que todos os seres humanos, de forma geral, vão vivenciar seja de maneira mais intensa ou sutil.
Os três primeiros setênios (0 a 21 anos) representam a grande fase do aprender e o desenvolvimento está mais focado no corpo físico e vital. As crianças crescem e são cheias de vitalidade; aos poucos vão descobrindo o mundo e aprendem a viver nele.
Os três setênios seguintes (21 a 42 anos) representam a grande fase do lutar e conquistar. É a época da vida em que estamos trabalhando, buscando ascensão na carreira, adquirindo bens e planejando nosso futuro.
Também é a fase de amadurecimento emocional, onde se busca conciliar os vários papéis e ao mesmo tempo descobrir nossa autenticidade.
A busca pela autenticidade é marcada por crises de identidade e questionamentos. Quem nunca se questionou “quem sou eu x o que esperam de mim?” E as respostas não são claras e muito menos fáceis de responder.
Nos próximos três setênios (42 a 63 anos) seremos convidados a buscar essas respostas através de um questionamento mais profundo, com coragem para assumirmos posicionamentos mais autênticos e alinhados ao nosso Eu e muitas vezes contrariando aquilo que os outros esperam de nós.
É a grande fase do tornar-se sábio, período em que se busca amadurecimento espiritual no sentido de vivermos pelo que somos na essência.
Após os 63 anos estamos livres das leis biográficas, o que significa dizer que os desafios e aprendizados vão continuar, porém agora muito mais individualizados e não mais na forma de arquétipos.
E o que vem a ser o Trabalho Biográfico?
É o processo de se olhar para a sua própria biografia a luz dos arquétipos e leis biográficas, de forma estruturada por setênio e assim compreender como você se desenvolveu e chegou até o dia de hoje.
O Trabalho Biográfico atua conectando os principais acontecimentos da sua vida sob o contorno de um modelo de desenvolvimento humano e assim te ajuda a se conscientizar do seu próprio desenvolvimento e das forças que atuaram para que isso acontecesse.
Por que olhar para trás?
Mais do que simplesmente olhar para trás, para o que já se viveu, o Trabalho Biográfico é um convite para se olhar para a sua vida com a maturidade que você tem hoje. É um convite para uma pausa, para se recordar e compreender que aquela vivência estava a serviço de uma etapa do seu desenvolvimento.
O Trabalho Biográfico gera uma conexão mais profunda com você mesmo, te ajudando a se apropriar da pessoa que você é hoje. Uma vez feito isso, pode-se olhar para o presente e para o futuro a partir de uma nova perspectiva.
E funciona fazer Trabalho Biográfico no mundo corporativo?
Funciona muito!
O Trabalho Biográfico nas organizações funciona muito bem para gerar uma maior conexão entre as equipes, pois os participantes compartilham vivências e se conectam uns aos outros enquanto seres humanos, muito além de seus cargos ou posições.
Em tempos de inteligência artificial e mídias sociais, onde vivemos num ritmo acelerado para dar conta de absorver tantas informações e executamos tarefas no automático, o Trabalho Biográfico é um convite para uma pausa e a conexão consigo mesmo e com o outro, de forma profunda e verdadeira.
Erica Mizumoto é Aconselhadora Biográfica, Coach e estudante de Psicologia. Acredita que o Trabalho Biográfico seja um processo com grande potencial transformador.
留言