top of page
  • Foto do escritorDebora

Conexão por meio da apreciação*

Atualizado: 4 de abr.


Estudando a fundo a Comunicação Não Violenta (CNV) durante esses anos, fui percebendo o impacto que as palavras têm nas nossas vidas e nas nossas relações. Acabamos de vivenciar mais uma época de festas, encontros, reencontros, celebrações.

Percebi, tanto pelas redes sociais, quanto pelos encontros ao vivo o quanto essa época desperta em nós uma sensação de gratidão e com ela uma imensa vontade de agradecer.

Há algum tempo, observo os benefícios da gratidão. No entanto, ainda percebo como a gratidão é expressa de forma vaga, em geral por meio de rótulos, julgamentos positivos ou interpretações. Algo como: “Você fez um excelente trabalho!” Ou “Você é o cara” ou ainda “Você é o melhor chefe que já tive”. Tudo bem, essas expressões de gratidão trazem uma alegria, um conforto. Mas o quanto isso enriquece a vida das pessoas que ouvem? Como ela sabe o que realmente fez que o levou a pensar que ele/ela é uma pessoa incrível ou que fez um excelente trabalho?

O que tenho descoberto por meio da Comunicação Não Violenta é que dá para ser mais profundo e conectar-se ainda mais com a pessoa que está recebendo a apreciação. Para a CNV, expressar gratidão é mostrar para o outro que algo realizado ou dito por ele, contribuiu para nosso bem-estar. E contribuir para o bem-estar uns dos outros nos fortalece como seres humanos, faz parte da nossa natureza. A intenção por trás de expressar gratidão de forma concreta e específica, não é tanto o elogio ou a recompensa, mas deixar claro para o outro o quanto a ação dele contribuiu na nossa vida. E quem não se sente feliz ao perceber que contribuiu na vida de outros?

Percebemos a interpendência na prática. Falamos a partir de nós, do impacto daquela ação em nós. Como seria falar para meu parceiro de negócios: “Aquele dia que você terminou sozinho a elaboração da proposta, desenhando os slides que faltavam, fazendo a revisão, enviando para o cliente dentro do prazo, me senti confiante, seguro e realmente apoiado, contar com sua ajuda é algo muito importante para mim, obrigada!”

Em vez de simplesmente: “Valeu por ter enviado a proposta!” Falando exatamente o que o outro fez ou falou e como aquela ação ressoou em você, ajuda a outra pessoa a perceber o que realmente ela fez de concreto que tanto você apreciou. Ela aprende mais sobre você, ela aprende mais sobre ela. A conexão é mais forte. Além disso, Reconhecimento e Pertencimento também são necessidades vitais de todo ser humano e expressar apreciação contribui para que essas necessidades sejam satisfeitas. Como disse Willian James, “O desejo mais profundo da natureza humana é a necessidade de ser apreciado”.

Tenho buscado praticar esse olhar no meu dia a dia. Então, no último aniversário de minha filha, em casa, antes do momento do parabéns, fizemos uma Roda de Apreciação e Gratidão. Família e amigos foram convidados a lembrar de algum momento especial vivenciado com ela e o que aquele momento trouxe para a sua vida e por isso, a gratidão. Todos na roda precisaram se conectar consigo mesmos para lembrar do momento e pensar o porquê daquele momento ter sido importante e como a ação da minha pequena contribuiu para essa sensação. Com entusiasmo, observei como ela recebeu cada apreciação, foi realmente um lindo presente de aniversário! E ainda pude ver como os convidados curtiram o momento. Enriqueceu nossas vidas!

No processo de coaching, vejo o quanto a consciência de expressar a apreciação apoia meus coachees a terem uma maior qualidade de conexão nas suas relações, em seus feedbacks, em suas reuniões, em seus projetos, enfim, eles reconhecem por meio da apreciação a interdependência humana!

Referências:

ROSENBERG, M. Comunicação NãoViolenta. Editora Agora, 2003.

LASATER, I. Words That Work In Business: A Practical Guide to Effective Communication in the Workplace (Nonviolent Communication Guides). Editora Puddle Dancer, 2010.

* artigo publicado na Revista Coaching Brasil #68

0 visualização0 comentário
bottom of page