CNV e Comunicação Consciente
Comunicação não violenta, CNV, Comunicação Consciente… muitos nomes e um único objetivo: uma abordagem de comunicação mais empática que respeita a si mesmo e aos outros.
Iniciada há mais de 50 anos pelo psicólogo americano Marshall Rosenberg, com base nos princípios de não violência vivenciados por Gandhi e na abordagem empática de Carl Rogers, a CNV tem auxiliado pessoas e empresas em todo o mundo a resolverem conflitos internos e externos ligados à comunicação, aprimorando suas relações interpessoais e sistêmicas.
Por meio do autoconhecimento, da escuta profunda de si e dos outros, do reconhecimento de sentimentos e necessidades, surge uma maneira de falar muito mais autêntica, que conecta e transforma o diálogo e potencializa seus resultados, melhorando as relações.
Nossa ampla experiência com esta abordagem nos permite utilizá-la em nossas experiências de educação para diferentes organizações de forma profunda e leve. Entre em contato para saber mais!
Ao combinarmos a observação com a avaliação, diminuímos a probabilidade de que outros ouçam a mensagem que desejamos lhe transmitir. Em vez disso, é provável que eles escutem como crítica e, assim, resistam ao que dizemos.
Marshall Rosenberg
“ A CNV nos ajudou a entender que é possível ter conversas difíceis, nas quais opiniões diferentes são colocadas de forma honesta, sem que isso afete o bom relacionamento entre os colaboradores. E isso tem sido fundamental para a evolução do negócio e das pessoas.”
Cecília Saleme
Pernod Ricard