Saúde Mental e Bem-estar
Em 2022, a Síndrome de Burnout passou a ser considerada doença ocupacional. A Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho elenca pontos importantes sobre o que desencadeia o estresse nas Organizações:
-
Cargas de trabalho excessivas;
-
Exigências contraditórias e falta de clareza na definição das funções;
-
Falta de participação na tomada de decisões que afetam o colaborador e falta de controle sobre a forma como executa o trabalho (autonomia);
-
Má gestão de mudanças organizacionais;
-
Insegurança laboral;
-
Comunicação ineficaz e falta de apoio da parte de chefias e colegas;
-
Assédio psicológico ou sexual e violência de terceiros.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), há uma estimativa de custo anual em torno de US$1 trilhão relativo à perda de competitividade ocasionada pelas doenças e transtornos mentais, principalmente as de maior incidência populacional como a depressão e a ansiedade.
Uma cultura de Saúde Mental nas Organizações faz parte de uma abordagem integrativa em que olhamos o ser humano pelo prisma bio-psico-social. A máxima é que “não há saúde, sem saúde mental.” Está intrinsecamente ligado a uma menor tolerância a ambientes tóxicos e relações de trabalho/gestão que adoecem as pessoas.
Trabalhamos para apoiar organizações a ampliar a consciência sobre a saúde mental e na redução de estigmas para cultivar um ambiente mais propício à inovação. O aumento do nível de bem-estar dos colaboradores gera aumento de produtividade e o torna muito mais feliz no ambiente de trabalho e na vida pessoal, trazendo uma série de benefícios para todos: organização e time.
Contamos com especialistas reconhecidos no tema de saúde da mente e temos muito orgulho dos resultados dos projetos realizados sobre essa temática. Entre em contato conosco para saber mais!
Não é sinal de saúde estar adaptado à uma sociedade doente.
Jiddu Krishnamurti
“Manhã de reflexão e muito aprendizado na Diffucap Chemobras. A Eight nos levou por uma jornada sobre diversidade, inclusão, equidade e nos deixaram com um questionamento excelente: o que nós (e você aí do outro lado) podemos fazer para que seu local de trabalho seja inclusivo?
Louise Viana
Gerente de desenvolvimento de negócios
Diffucap Chemobrás