Como saber se um coach é qualificado?


No dia 10 de janeiro, saiu no Fantástico a matéria: “Profissão coach se populariza e gera questionamentos sobre qualificações profissionais”. A matéria é um importante alerta sobre uma prática que se for desqualificada pode ser antiética e danosa.


Por isso, além de apoiar esse alerta queremos trazer informações relevantes para quem quer contratar um profissional sério e ético.


O aumento da oferta por certificações em coaching fez com que muitas instituições passassem a oferecer cursos superficiais e que não preparam o profissional de maneira adequada para atuar neste mercado, o que prejudica a imagem daqueles profissionais éticos e que atuam com responsabilidade nessa atividade.


Hoje, existem mais de 70 mil coaches no Brasil. Encontrar bons profissionais dentro desse número tão expressivo é uma sorte! Então, para não precisar contar apenas com a sorte, indicamos como ponto de partida, a ICF Brasil (International Coaching Federation), uma organização mundial sem fins lucrativos que visa liderar o avanço global da profissão do coaching.


E como isso é feito?


Definindo padrões elevados de ética e competências que o profissional de coaching deve exercer. A ICF acredita (chancela) cursos que garantem a formação de coaches dentro desses padrões e também credencia coaches que comprovem essas práticas.


A ICF não fornece cursos e formações em coaching, mas sim chancela instituições que estruturam seus cursos de acordo com os padrões que julga necessários para formar profissionais sérios e éticos.


Na Eight todos nós somos formados pela Escola de Coaches do EcoSocial, formação acreditada pela ICF e a maioria de nós possui credenciais PCC ou ACC. Essas credenciais comprovam não apenas as horas de prática, mas também validam nossa atuação alinhada às competências e ao código de ética da ICF.


Por isso, se você tem vontade de passar por um processo de coaching sério e relevante, procure se informar e pesquisar. Existem muitos profissionais qualificados, mas é necessário muita atenção e cuidado nessa contratação.


Fique atento as nossas publicações, em breve divulgaremos uma campanha educativa sobre o que é e o que não é coaching, quais os benefícios e quais as competências de um coach.

Nossos Cases